As maravilhas do LVM
Paulo Martins
Não é novidade que o LVM vai muito além de ser maravilhoso, isso é fato! Continuando minha saga com lvm, hoje precisei realizar uma mudança nas minhas partições lvm (atividades do recesso de Réveillon) pois irei mudar algums cositas em meu SO e para começar, uma delas será renomear o meu grupo de volumes e alguns volumes lógicos, o procedimento não é difícil e a documentação do próprio lvm pode ajudar nisso.
Primeiro vou renomear o meu grupo de volume principal:
sudo vgrename -v vgubuntu storaged
Note que o nome do grupo de volume já foi alterado para storaged (novo nome):
Após essa mudança é preciso alterar os nomes dos volumes no fstab, pois lá ainda vai constar o nome do grupo anterior. Essa alteração é fundamental ou ao reiniciar a máquina essas partições não serão montadas.
Alterada todas as entradas do fstab que constava o nome do grupo anterior, precisamos agora alterar as entradas no arquivo de configuração do grub, neste também é preciso alterar todas as entradas que possuirem o grupo anterior.
sudo nano /boot/grub/grub.cfg
Agora tudo ok, tudo alterado vamos atualizar as configurações do grub?
sudo update-initramfs -k all -c
Nops, me deparei com um erro claro, como haviamos alterado o nome do grupo e as configurações do fstab, precisamos montar novamente o root para a nova entrada:
sudo mount /dev/mapper/storaged-root /mnt
sudo mount /dev/sda2 /mnt/boot
sudo mount --bind /dev /mnt/dev
sudo chroot /mnt
mount -t proc proc /proc
mount -t sysfs sys /sys
mount -t devpts devpts /dev/pts
Por fim esse foi meu esquema de montagem, agora podemos enfim atualizar o initramfs:
sudo update-initramfs -k all -c
Sucesso, coisinha fácil mas mostra as facilidades que o LVM pode proporcionar né! A partir daqui vou alterar mais algumas coisas, qualquer novidade talvez eu inclua neste artigo.
Gosto bastante de trabalhar com lvm e entender as possibilidades que posso ter com esse recurso incrível.