Finalmente, um shell de linha de comando para os anos 90
Paulo Martins
Passei a utilizar o Fish Shell como padrão, o que é legal neste shell interativo é sua facilidade de utilização e todos os recursos disponíveis nele como a auto-sugestão. Ele está disponível para download na maioria dos repositórios das distribuições Linux, mas para obter a última versão é aconselhável baixar e instalar via PPA ou o pacote deb no Launchpad, na documentação você pode encontrar como realizar esse procedimento.
user@np-350x~> sudo apt-add-repository ppa:fish-shell/release-3
user@np-350x~> sudo apt update
user@np-350x~> sudo apt install fish
Aprendi a gostar do Fish muito rápido e realmente ele me ajuda muito, além de ser bem fácil de configurar, claro ainda estou descobrindo muita coisa. Ele possui uma página web de configuração onde é possível definir algumas coisas como cor, estilo do prompt, suas funções, ver o histórico do shell e etc.
Eu defini o Fish como meu shell padrão no sistema, mas caso queira utilizar em paralelo com o bash basta digitar fish no terminal e ele será utilizado enquanto estiver com a sessão aberta. A maneira que usei para defini-ló como padrão foi alterar a linha 40 do /etc/passwd, onde está bash alterei para fish, se você utiliza o Ubuntu Mate nas configurações de usuários, no modo avançado dá para mudar o shell padrão.
Para acessar a página de configuração web digite:
user@np-350x~> fish_config
Essa é a tela de configurações web que será aberta no browser:
Existe outras coisas bem legais que podem ser feitas com o Fish, como definir frases e textos engraçados ou desenhos quando o shell é iniciado. Bom isso é mais perfumaria mas é bem legal ir a fundo e configurar a seu gosto, para incluir essa funcionalidade vamos usar a função fish_greeting.
Primeiro vamos acessar o caminho etc/fish/config.fish e vamos chamar nossa função, por padrão na documentação já tem um código pronto que é só copiar e colar. Como quero utilizar frases e desenhos na chamada da função estou utilizando dois recursos chamados de fortune e cowsay.
Instale os dois com o comando abaixo, caso ainda não tenha instalado:
user@np-350x~> sudo apt install fortunes cowsay
O Fortune é uma coleção de frases, textos e piadas dos desenvolveres e o Cowsay são desenhos interativos em ASCII e podem ser usados juntos para gerar imagen e texto. Abaixo tem o código que usei para para gerar uma frase e desenho em modo aleatório.
function fish_greeting
echo Hi friend!!!
echo The time is (set_color yellow; date +%T; set_color normal) and this machine called (hostname).
echo Uptime: (uptime)
set -l teste (random choice {tux, vader, gnu, suse})
if which fortune > /dev/null ^ /dev/null
fortune -s | cowsay -f $teste
else
echo Algo de errado não está certo....
end
end
Agora toda vez que abrir o terminal ou executar o fish será retornado uma frase e desenho aleatório. Fish Shell é bem legal!